Curso básico de operações de inteligência

MODALIDADE

Presencial, em Belo Horizonte/MG.

Confira programa, professores, datas das aulas, local das aulas, valores, formulário para inscrição online, documentos necessários e outros detalhes adiante.

OBJETIVO

Capacitar agentes públicos, profissionais de inteligência empresarial e profissionais de segurança empresarial, desenvolvendo competência de nível médio (com ênfase em habilidades e atitudes), para o aumento da eficiência em atividades de inteligência e segurança empresariais.

PÚBLICO-ALVO

O curso é de especial interesse para:

a) membros e servidores do Ministério Público, magistrados e servidores do Poder Judiciário, policiais, agentes penitenciários e, enfim, para AGENTES PÚBLICOS envolvidos em atividades de FISCALIZAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, INTELIGÊNCIA, SEGURANÇA, CONTROLE, AUDITORIA, CORREGEDORIA E SEGURANÇA INSTITUCIONAL
b) PROFISSIONAIS de SEGURANÇA EMPRESARIAL e de INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL.

Os cursos de inteligência e segurança da INASIS TÊM TIDO, COMO ALUNOS, membros dos Ministérios Públicos Estaduais, Federal, Militar e do Trabalho, delegados das Polícias Federal e Civis, agentes da Polícia Federal, policiais da Polícia Rodoviária Federal, oficiais das Polícias Militares, oficiais das Forças Armadas, peritos, auditores fiscais federais e estaduais, magistrados federal e estadual, analistas da ABIN, analistas da Controladoria-Geral da União (CGU), agentes do Supremo Tribunal Federal (STF), de Tribunal Regional Federal (TRF) e de Tribunais de Justiça, analistas de Tribunais de Contas da União e estaduais, agentes penitenciários, integrantes de órgãos de inteligência, segurança, investigação, fiscalização, corregedoria, auditoria e controle etc.

Vagas: 24 vagas

CARGA HORÁRIA DO CURSO

A carga horária total do curso é de 36 horas-aula.

CRONOGRAMA DO CURSO

O Curso Básico de Capacitação em Operações de Inteligência será realizado em três dias sequenciais, conforme cronograma abaixo:

Datas/Horários
SEGUNDA – 23/11/2015 – 08:00/22:00 – Manhã/Tarde/Noite
TERÇA – 24/11/2015 – 08:00/22:00 – Manhã/Tarde/Noite
QUARTA – 25/11/2015 – 08:00/22:00 – Manhã/Tarde/Noite

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo Ementa Objetivo
Fundamentos de inteligência Noções sobre sistema, doutrinas, conceitos básicos, ciclo de produção do conhecimento e aspectos legais. Conhecer sistemas, serviços, espécies e doutrinas de inteligência do Brasil. Compreender a relevância da atividade de inteligência.Conhecer o ciclo de produção do conhecimento de inteligência.

Conhecer aspectos éticos, legais e constitucionais da inteligência.

Fundamentos de contrainteligência (segurança orgânica) Noções doutrinárias de contrainteligência (segurança orgânica). Conhecer os conceitos básicos de contrainteligência (CI). Conhecer os grupos de medidas de CI. Conhecer as medidas de segurança orgânica.
Operações de inteligência Fundamentos doutrinários de operações de inteligência. Ter visão geral de ações de busca e técnicas operacionais, especialmente estória-cobertura, reconhecimento operacional, vigilância e entrevista.
Operações de inteligência Fundamentos de planejamento de operações de inteligência. Conhecer planejamento de operações de inteligência.Comentar os tópicos do estudo de situação e o do plano de operação.

Elaborar um plano de operação de inteligência.

Conhecer relatório de missão.

Operações de inteligência Estória-Cobertura (EC). Conhecer estória-cobertura (EC).
Operações de inteligência Noções de vigilância e emprego de meios eletrônicos. Conhecer os diversos tipos de vigilância: móvel (a pé e transportada) e fixa (coberta e descoberta). Conhecer os procedimentos a serem adotados nos diferentes tipos de vigilância.Conhecer a importância da utilização de meios eletrônicos para obtenção de dados/provas em investigações /fiscalizações e para a segurança. Compreender as possibilidades e limitações da técnica.
Operações de inteligência Teoria, Prática e Crítica do Exercício de Reconhecimento Operacional. Realizar um reconhecimento operacional.Retificar ou ratificar os procedimentos adotados no exercício de reconhecimento operacional.
Operações de inteligência Teoria, Prática e Crítica do Exercício de Entrevista (nível básico). Conhecer a técnica de entrevista.Planejar e realizar uma entrevista individual controlada (nível básico).

Retificar ou ratificar os procedimentos adotados no exercício.

REQUISITOS E INSTRUÇÕES PRELIMINARES

requisito geral é ter, a critério da INASIS, qualificação relevante para o curso e:

  1. a) ser agente público; ou
  2. b) ser profissional de segurança empresarial; ou
  3. c) ser profissional de inteligência empresarial.

Poderão ser rejeitadas a inscrição e/ou a matrícula se o intressado possuir antecedentes criminais, investigações ou processos em andamento, punições disciplinares, nome inscrito em Serviço de Proteção ao Crédito, perfil social ou profissional incompatíveis com as características do curso, ou não possuir qualificação relevante para o curso.

Os interessados devem, de modo simplificado, realizar inscrição online (https://www.inasis.org) com pagamento da matrícula (ou do total do curso), condicionada a matrícula definitiva à apresentação dos documentos e comprovação dos requisitos.

Terá preferência o interessado com pagamento já efetuado da matrícula (ou do valor total do curso).

Portanto, o pagamento da matrícula (ou do valor total do curso) poderá ser feito logo após o interessado inscrito receber e-mail de confirmação da inscrição online, a fim de garantir a vaga.

A inscrição e a matrícula devem ser realizadas até 30 de outubro de 2015 (sexta-feira), tendo preferência o interessado que primeiro fizer o pagamento da matrícula ou do valor total. Para inscrição e matrícula em períodos posteriores à data-limite, consulte a INASIS.

A confirmação da inscrição será feita na medida em que for feita cada inscrição. A confirmação da inscrição será feita por correspondência eletrônica (e-mail) endereçada ao e-mail fornecido pelo interessado inscrito.

O interessado deverá, necessariamente, preencher, no formulário online de inscrição:

  1. a) curriculum vitae;
  2. b) exposição escrita dos motivos que levaram o candidato a querer fazer o curso.

A INASIS se reserva o direito de fazer entrevista (presencial ou à distância) do interessado, a fim de verificar se cumpre requisitos de inscrição.

Poderão ser rejeitadas a inscrição e/ou a matrícula se o intressado possuir antecedentes criminais, investigações ou processos em andamento, punições disciplinares, nome inscrito em Serviço de Proteção ao Crédito, perfil social ou profissional incompatíveis com as características do curso, ou não possuir qualificação relevante para o curso.

Após inscrição online e pagamento, a matrícula definitiva deverá ser feita até dia 30 de outubro de 2015 – sexta-feira (para inscrição e matrícula em períodos posteriores à data-limite, consulte a INASIS), mediante:

  1. a) comprovante do depósito do valor da matrícula (ou, se optante por desconto, comprovante da quitação integral do valor do curso);
  2. c) assinatura do contrato de prestação de serviços educacionais;
  3. d) apresentação de todos os documentos exigidos.

Devem ser apresentados os seguintes documentos, para matrícula, até a data acima referida:

  1. a) ficha de inscrição impressa e devidamente preenchida, após pré-inscrição online (https://www.inasis.org) (ou seja, trata-se da ficha de pré-inscrição online, mas impressa);
  2. b) 2 (duas) fotografias 3×4;
  3. c) curriculum vitae (deve estar na ficha de inscrição online);
  4. d) exposição dos motivos que levaram o candidato a querer fazer o curso, com o máximo três laudas digitadas (a exposição de motivos deve estar na ficha de inscrição online);
  5. e) documento comprobatório de ser agente público;
  6. f) cópia da carteira de identidade;
  7. g) cópia do CIC (CPF);
  8. h) cópia de um comprovante de endereço (máximo de três meses de emitido).

Esses documentos deverão ser entregues na INASIS, pessoalmente ou por SEDEX, até a data da matrícula, dia 30/10/2015 (note que o SEDEX deve ser enviado com prazo suficiente para chegar até a data da matrícula). Para períodos posteriores à data-limite, consulte a INASIS.

Para facilitar o processo de matrícula:

  1. a) a ficha de inscrição (ou seja, ficha de pré-inscrição online) será impressa pela própria INASIS;
  2. b) o contrato de prestação de serviços educacionais poderá ser assinado pelo(a) aluno(a) no primeiro dia de aula, na parte da manhã.

Se efetuar o pagamento por meio de DOC ou transferência online, verifique se, realmente, o valor foi debitado em sua conta-corrente, pois já ocorreu de, por problema de preenchimento dos dados pelo(a) aluno(a) em seu banco, o valor não ser depositado na conta-corrente da INASIS.

Lembre-se de reler este Edital do Curso (https://www.inasis.org), que é bastante detalhado, com local da administração da INASIS, local das aulas, datas e horários de todas as aulas, relação de professores, conteúdo programático (ementas) e cronograma do curso.

A formação da turma está sujeita a número mínimo de alunos, o que, se não ocorrer, ensejará a devolução integral de eventuais valores pagos pelo(a) aluno(a).

 

ENFIM, APÓS PRÉ-INSCRIÇÃO ONLINE E PAGAMENTO DA MATRÍCULA E ANTES DE EFETUAR A MATRÍCULA:

  1. A) quanto à ficha de inscrição, a própria INASIS irá providenciar sua impressão;
  2. B) quanto aos documentos, apresente-os conforme acima estabelecido;
  3. C) quanto ao contrato de prestação de serviços educacionais, poderá ser assinado no primeiro dia de aula;
  4. D) aguarde instruções que seguirão com bastante tempo.

Veja instruções adiante, no item INSCRIÇÃO ONLINE.

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A INASIS outorgará certificado de conclusão ao participante que tenha:

  1. a) sido considerado como APTO nos exerícios práticos;
  2. b) satisfeito os requisitos do curso;
  3. c) frequentado 100% das aulas ou, se houver falta devidamente justificada que seja aceita pela coordenação do Curso, frequentado no mínimo 75% das aulas;
  4. d) cumprido as normas da INASIS.

 

FREQUÊNCIA MÍNIMA EXIGIDA

O aluno deverá ter 100% de frequência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *