Associação Internacional para Estudos de Segurança e Inteligência (INASIS) congrega pesquisadores e profissionais da inteligência e segurança na mesma associação, a fim de produzir resultados muito proveitosos para ambos os lados.

A INASIS também é um espaço de atuação construtiva, crítica, pragmática e alternativa, integrando associados oriundos de países emergentes, que reivindicam inovação, posição e singularidade no mundo, com associados oriundos de países desenvolvidos, que possuem sistemas e estudos consolidados nesses campos do conhecimento.

Histórico da INASIS:

Durante anos, pesquisadores, professores e profissionais das áreas de segurança (segurança internacional, defesa nacional e segurança pública) e de inteligência (inteligência de Estado, inteligência de segurança pública e outras espécies) discutiram a criação de um espaço comum, para desenvolver, apoiar e/ou promover pesquisas e publicações e influir na política (legislação, planos e ações governamentais) nesses campos.

Então, foi criada, em 2014, a Associação Internacional para Estudos de Segurança e Inteligência (INASIS) por professores e pesquisadores de variadas áreas (direito, relações internacionais, ciências sociais, ciências políticas, história, ciência da informação, informática etc.), bem como por profissionais (chefes, agentes e analistas de inteligência).

A INASIS já foi criada com os primeiros capítulos (seções nacionais), nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile e Portugal.

Todos os professores e coordenadores (cerca de trinta) que desenvolviam cursos de inteligência na Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais (FESMPMG) migraram para a Associação Internacional para Estudos de Segurança e Inteligência (INASIS).

Portanto, 100% dos cursos e projetos da FESMPMG passaram, a partir do 2º semestre de 2014, a ser realizados exclusivamente pela INASIS.

Essa transição foi feita de maneira inteiramente transparente e amigável entre a FESMPMG e a INASIS, como uma evolução natural resultante da grande dimensão que tais projetos e cursos passaram a ter, necessitando, portanto, de uma instituição como a INASIS – nova, específica, independente e de nível internacional.

A Associação Internacional para Estudos de Segurança e Inteligência é uma associação de âmbito internacional, de caráter acadêmico, científico e profissional, sem fins lucrativos e de duração indeterminada.

A denominação da Associação tem as seguintes traduções, respectivamente, em inglês e espanhol: International Association for Security and Intelligence Studies; Asociación Internacional de Estudios de Seguridad e Inteligencia.

A Associação utiliza a abreviação INASIS, em qualquer idioma, inclusive para fins fiscais, bancários e contratuais.

 

A INASIS tem por princípios:

I – interdisciplinaridade;

II – pluralismo científico, acadêmico, profissional e cultural;

III – independência quanto a qualquer doutrina ou ideologia política, social ou filosófica;

IV – não vinculação a qualquer credo ou religião;

V – democracia do saber;

VI – qualidade.

Compreendem-se, no campo de atuação da INASIS, as políticas, as atividades, as organizações, os processos, os métodos, as técnicas, as tecnologias, as profissões, a educação, os estudos e as pesquisas de segurança e inteligência.

 

Diretoria Executiva:

Presidente: Dr. Denilson Feitoza Pacheco, Ph.D.

Diretor-Tesoureiro: Cel. Roger Matta, Army Colonel

Diretora-Secretária: Jussara de Oliveira Machado Polesel

 

Conselho de Diretores:

Presidente: Dr. Denilson Feitoza Pacheco, Ph.D.

Vice-Presidente Internacional: Dr. Martin Rudner, Ph.D.

Diretor-Tesoureiro: Cel. Roger Matta, Army Colonel

Diretora-Secretária: Jussara de Oliveira Machado Polesel

Diretor Acadêmico: Dr. Eugenio Diniz, Ph.D.

Diretor de Estudos e Pesquisas: Dr. Jose Manuel Ugarte, Ph.D.

Diretor de Assuntos Jurídicos: Dr. Jorge Lasmar, Ph.D.

Diretor de Comunicações: Maj. Alexandre Lara de Oliveira, Lieutenant Colonel

Diretor Internacional: Dr. Jorge Bacelar Gouveia, Ph.D.

Diretor de Eventos: Dr. Vladimir de Paula Brito, Ph.D.

 

Capítulos

Capítulo Brasil: Dr. Denilson Feitoza Pacheco (INASIS President)

Capítulo Canadá: Dr. Martin Rudner

Capítulo Argentina: Dr. José Manuel Ugarte

Capítulo Portugal: Dr. Jorge Bacelar Gouveia

Capítulo Chile: Dr. Guillermo Hozlmann Pérez

Capítulo Grécia: Dr. Ioannis (John) M. Nomikos

Estatuto

Conheça o Estatuto da Associação Internacional para Estudos de Segurança e Inteligência (Inasis).

Clique aqui para visualizar o documento.